Início > Cursos de Qualificação & Aperfeiçoamento > Saloneiro

INFORME PARA INSCRIÇÃO DO CURSO DE QUALIFICAÇÃO P/ SALONEIRO - SENAC/MACAÉ/RJ
SOBRE O CURSO.: TÉCNICAS PARA SALONEIRO OFFSHORE

INVESTIMENTO.: R$ 704,00 (Setecentos e quatro reais) a vista  e ou 10 X de  R$ 70,40 (Setenta reais e quarenta centavos) no Cartão de Crédito para Associados encaminhados pelo Sindicato.    

Obs.:Para os 05 (Cinco) primeiros inscritos com pagamento à vista, contemplamos um bolsa com 20% de descontos para os Associados junto a nossa parceria com o SENAC/MACAÉ/RJ.  

PERÍODO E HORARIOS.:  28/01 à 08/02/13 - Das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
LOCAL DO CURSO.: SENAC- Rua Zacarias de Macedo nº 104 Visconde de Araújo - Macaé-RJ - tel.: (022) 2762-2367
                                                                                                                                                                                                      
INSCRIÇÃO - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (Original e Cópia) 
                                                                                                                                                                                                      
Documento Oficial de Identificação 
CPF
Comprovante de Residência
Título de Eleitor ou comprovante de quitação da última eleição
Comprovante de Escolaridade
Local da Inscrição.: SENAC - Rua Vereador Abreu Lima nº 45 - Centro - Macaé RJ.  Das 08:00 às 21:00 de 2ª a 6ª e aos Sábados das 09:00 às 12:00
Informações adicionais - ligue (022) 2772-7173
                                                                                                                                                                                                      
FICHA TÉCNICA PARA FUNÇÃO DE SALONEIRO 
REQUISITOS PARA EXERCÍCIO DESTA PROFISSÃO EM ALTO MAR
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS
1

Ter mais de 18 anos

2

Estar liberado do Serviço Militar apresentando o Certificado de Reservista.

3

Ter concluído Ensino Fundamental ou Médio

4

Ter concluído o curso de CBSP(Salvatagem) em empresas reconhecidas no mercado Offshore em Macaé.

5

Ter o mínimo  01 ano de experiência embarcado  nas funções onshore de Garçom, Cumim, Copeiro, Bartender,Barman, embora algumas empresas preferem contratar sem experiência.

REQUISITOS DESEJÁVEIS
1

Curso de Qualificação ou Aperfeiçoamento da função do SENAC atualizado.

2

Curso concluído pelo o PROMINP - Programa de Mobilização da Industria  Nacional de Petróleo e Gás do governo que subsitui a experiência.

3

Curso de HUET(Prevenção de Segurança aplicada na  queda de Helicópteros)em empresas reconhecidas no mercado Offshore em Macaé.

4

Curso de Atendimento a Clientes SENAC ou outra Instituição reconhecida.

5

Curso ou Noções de Informática. 

6

Possuir Passaporte ( com finalidade de buscar plataformas em águas internacionais).

7

Curso de  Manipulação de Alimentos pela ABNT ou outra instituição reconhecida.

8

Cursos de QSMS(Qualidade Segurança Meio Ambiente e Saúde). específicos p/exércicio da função a bordo.

OBS.: Os demais documentos regulares necessários para apresentação junto às Empresa, você encontra em "Vagas" na lista das empresas.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES
1

Exercem a função embarcados em alto mar em ambiente de confinamento e periculoso.

2

Trabalham em regime diferenciado de 14 dias de trabalho e 14 quatorze de folga, em jornada de 12 horas diárias ou noturnas de trabalho.

3

Recebem no salário adicionais de embarques (perículosidade, HRA, sobre aviso, adicional noturno e produtividade) compatíveis para exercício da profissão.

4

Além dos salários e adicionais, recebem verbas especiais enventuais(dobras, feriados e bonificações) quando ocorrem situações atípicas durante a jornada de trabalho.    

5

Recebem remuneração diferenciada quando são convocados para viajar em busca de plataformas, navios, flotéis no exterior.  

6

São regulamentados para exercício da profissão através de Acordo ou Convenção Coletiva do Trabalho diferenciada de acordo com a lei 5.811/72.   

7

Necessita de transportes especiais (helicopteros, lanchas,rebocadores e etc.) para acesso ao local de trabalho.

8

Convidados à participar como Membro da Brigada de Incendio(necessário treinamento específico) nas plataformas em alto mar para combate se necessário à acidentes diversos para preservação e salvamento de vidas.

9

Local que habitam e trabalham em alto mar durante a jornada de trabalho é diferenciado e especial, considerado de Nivel V de riscos à saúde do trabalhador.

DESCRIÇÃO DE CARGO FOLHA :        1 de 2

CARGO: SALONEIRO

Finalidade:  Perfil necessário para contratação do   profissional de Hotelaria Embarcados em Plataformas de Petróleo.
                                                                                                                                                                                                      

Missão do Cargo do profissional (Saloneiro) da hotelaria embarcado em plataforma de Petróleo em alto mar.

·         Realizar, manter limpo o refeitório e os pontos de consumo de refeições em geral, como também manipular e abastecer de alimentos os locais determinados, para atendimento aos embarcados da unidade (plataforma) em conformidade com as normas e procedimentos de segurança alimentar adotados pela empresa e o cliente.

Habilidades e Competências a serem executadas pela função de Saloneiro na hotelaria embarcado em plataformas de petróleo :

·          Exercer a hospitalidade com os tripulantes e com o seus colegas de trabalho, agindo com ética, cortesia, clareza, objetividade e profissionalismo, atendendo as suas necessidades e superando expectativas.

·          Executar e manter a limpeza diária do refeitório e áreas afins (mesas, cadeiras, máquinas equipamentos, pisos, portas e etc), utilizando técnicas e produtos adequados, tomando cuidados com a segurança do trabalho.

·         Fazer diluição de produtos de limpeza de acordo com o procedimento e orientações da ficha de especificação em conformidade com as normas de segurança, para  higienização dos locais de consumo de alimentos.

·         Fazer o abastecimento e a reposição de alimentos e produtos, observando se estão em conformidade com padrão de qualidade e o prazo de validade ideal para o consumo.

·         Manter equipamentos e maquinários higienizados como: (bebedouros, geladeiras, máquinas de café, sucos, refrigerantes, frios e etc...).

·         Selecionar e cortar as frutas, fazer sucos em geral, cortar frios, verificar os laticínios, fazer a reposição  da água e os refrigerantes que serão consumidos, considerando  a legislação vigente e as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos.

·         Certificar nas pré-refeições (café da manhã, lanches, almoço e jantar) as condições perfeitas para satisfação na degustação dos alimentos pelos embarcados em conformidade com os horários determinados pela unidade.

·         Realizar periodicamente a coleta de amostras de  alimentos para análises e verificar a temperatura da rampa.

·         Atuar no descarregamento de rancho (mercadorias p/consumo) e higienização dos containers quando necessário.

·         Realizar higienizações periódicas em geral em todo local de consumo de alimentos de acordo com as necessidades e cronograma definido pelo comissário/nutricionista a bordo.

·         Participar de reuniões DDS com a equipe para definição de melhorias contínuas na rotina de trabalho.

·         Executar quaisquer outras atividades inerentes a função, visando atender as mais diversas solicitações sobre o comando do seu superior a bordo.

Demais responsabilidades desejadas para exercer a função de Saloneiro na hotelaria embarcado em plataforma de Petróleo em alto mar:

1.            É obrigatório que o funcionário esteja familiarizado e siga os procedimentos da Política de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Empresa,  assim como contribuir para a melhoria do sistema em geral. O funcionário deverá informar qualquer acidente, incidentes e problemas atuais ou potenciais com produtos, serviços ou sistemas para o seu Superior Imediato.

2.            O empregado tem responsabilidade sobre os procedimentos de QSMS em seu trabalho, tendo que seguir todos os procedimentos, diretrizes, medidas de controle e condições de licença da Companhia, assim como saber que atitudes tomar em caso de uma emergência (para este último o funcionário irá receber treinamento específico). O titular também é responsável pela QSMS de subordinados (caso possua) e de qualquer pessoa que visita o ambiente de trabalho de sua responsabilidade.

O funcionário deverá adotar uma atitude de cooperação sempre que lhe for solicitada  alguma tarefa ou deveres alternativos e/ou adicionais desde que não o impeçam de cumprir sua principal atividade dentro da empresa.

 

Participe

Indicar Voltar